segunda-feira, 25 de junho de 2007

Voltando a Van Gogh


Van Gogh morreu muito moço; 37 anos, com um tiro que deu em seu próprio peito, em 1890. Foi o artista que teve após a sua morte, a maior valorização de sua obra. Morreu perturbado, principalmente porque não tinha meios de subsistência e exasperava-se por não ver seu trabalho artístico reconhecido! Ele só amava pintar e desenhar. Foi um desenhista tão notável que só os desenhos já mereceram inúmeras exposições em todo o mundo.

Van Gogh era apaixonado pelas cores e pela estrutura arquitetônica dos modelos, febrilmente dissecados. Seu trabalho teve grande influência no aparecimento do Expressionismo alemão. A visão que tinha dos modelos, principalmente naturezas mortas, era única. Geralmente o seu ponto de vista era do alto, uma perspectiva de cima para baixo, o que aproxima e encanta o observador. O quadro “Vaso de cravos e violas”, por exemplo.

O amarelo é a cor fundamental de sua obra; ora nos interiores, ora nos primeiros planos, ora nos detalhes...às vezes vai ao alaranjado, em múltiplos nuances, até os verdes amarelados (série Girassóis).

Para Van Gogh a natureza era a fonte inesgotável de inspiração. Amava pintar céus estrelados, com estrelas em rodopios, campos de trigo ao vento, barcos em repouso em areias ardentes.

Olhando seus quadros ninguém pode ficar indiferente. Ou pode?

Será que os olhos não umedecem?

Será que o coração não acelera?

2 comentários:

Anônimo disse...

A D O R E I ...

Com certeza blog é cultura... Depois que se passa pelo seu blog isto se torna inegavel... Beijos!

ella disse...

ô sério?
o.O