domingo, 10 de junho de 2007

Picasso – enigma resolvido


A historiadora de arte Linda Dalrymple Henderson em seus livros e conferências, sempre defendeu a idéia de que o expressionismo e o cubismo foram diretamente influenciados pela teoria da quarta dimensão, que na época estava em plena ebulição.

As correntes expressionista e cubista em posição de vanguarda (1890-1910), simbolizavam uma atitude de revolta contra o capitalismo materialismo emergente.

A pintura na Idade Média, como se sabe, não tinha perspectiva e tudo era pintado como se fosse plano. Com o renascimento, a arte e tudo o mais deu um salto, se posicionando com mais realismo. Surgiu então a pintura tridimensional (Leonardo da Vinci, Michelângelo).

No início da Idade Moderna, as inúmeras descobertas científicas, provocaram grande alvoroço em todos os setores, principalmente nas artes. Foram as descobertas dos físicos teóricos, com palavras como hiperespaço, 4ª dimensão, etc., que transformaram a arte do séc. XX.

Picasso, com a coragem de um gênio, adotou a 4ª dimensão em sua pintura e subdividiu o que pintava, pessoas e ambientes, em blocos vistos de baixo, de cima, de lado e do outro lado, tudo ao mesmo tempo, como Einstein afirmava ser tudo visto de outra dimensão.

E Picasso viu tudo isso.

Pintou tudo isso

E ficou lindo!

Nenhum comentário: