terça-feira, 17 de julho de 2007

Georges-Pierre Seurat – Neo Impressionista

Eis aqui outro pintor que morreu muito cedo, com 32 anos, de pneumonia. Este artista exerceu a arte da pintura por apenas 10 anos. Mas esse período foi tão intenso, tão denso, tão exaustivamente produtivo, que nenhum outro o igualou. Durante 10 anos Seurat, francês de nascimento, pintou dia e noite sem parar. Estava movido por aquela paixão que toma de assalto os grandes artistas, de qualquer área. Pintar creio eu, dessa forma, é como uma doença. Doença esta que permite que a alma de cada artista saia de si mesmo e se transforme em quadros.

Em momentos de trabalho em seu atelier Seurat não comia, não bebia e nem mesmo respondia perguntas que lhe faziam.

No princípio do século XX, muitas descobertas científicas estavam acontecendo, inclusive sobre cores e luzes. Seurat interessou-se muito por esses estudos. Trabalhou em seus desenhos e telas com todos os efeitos de luz: luz solar, luz artificial, luz modificada pelo ar, luz direta ou refletida. Luz que bate no objeto e cria clarões e luz que é absorvida. Na tela “Parada de Circo” (1887) ele usou luz artificial. Esse quadro, assim como outros, foi pintado com pequenos pontos superpostos, deixando entrever a luz, a claridade do fundo. Essa técnica é chamada Pontilhismo e é derivada do Impressionismo. Futuramente, Seurat vai modificando os pequenos pontos em traços paralelos e aliando a geometria, começou a estilizar figuras e a própria natureza. Sua obra mais conhecida chama-se “A serra na grande Jatte” (1888). Esse extraordinário pintor teve muitos seguidores, sendo o principal Paul Signac, que foi também um grande amigo.

Para identificarmos uma obra de Seurat é necessário primeiramente conhecer seus princípios. A maior parte de seus quadros não estão assinados, mas a luminosidade que transparece, além das pinceladas, não deixa dúvidas de sua autenticidade.

Georges-Pierre Seurat – 1859 – 1891.

3 comentários:

Anônimo disse...

adorei pois estava a fazer um trabalho e aqui tenho tudo o que presiso ooooooooooooooooooooooobbbbbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaddddddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Paola Brandão disse...

Amei, foi uma das partes principais que eu precisei, também entre no meu blog wwwrhaver.blogspot.com

Anônimo disse...

Good day! This is my first visit to your blog! We are a group
of volunteers and starting a new initiative in a community in the same
niche. Your blog provided us useful information to work on.
You have done a wonderful job!

Look into my web blog - http://chestfatburner.com/how-to-bind-breasts-safely